Skip to Content

4º Concurso de Poesia do Espaço Cultural São Pedro da Serra

Leia os poemas premiados (PDF47KB)

Resultado do 4º Concurso de Poesia do Espaço Cultural São Pedro da Serra

16 a 18 anos

  • 1º lugar: poema nº 2 – Salso Chorão (pseudônimo: Borboleta Amarela)

    Letícia Rossi Ortiz – Santa Maria/RS

13 a 15 anos

  • 1º lugar: poema nº 5 – O nascer de uma árvore (pseudônimo: Florbela)

    Mirtes Fernandes Andrade – Teresópolis/RJ (Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira)

  • 2º lugar: poema nº 1 – Eu, a Árvore (pseudônimo: John Howard)

    Vinícius de Alvarenga Andrade – São Paulo/SP

  • 3º lugar: poema nº 2 – Liberdade (pseudônimo: Jequitibá)

    Vanessa Cristina Silva dos Santos – Teresópolis/RJ (Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira)

8 a 12 anos

  • 1º lugar: poema nº 1 – Senhorita árvore (pseudônimo: Laura Manhães)

    Josana Silva Mac-Cormick – Cabo Frio /RJ

  • 2º lugar: poema nº 10 – Árvores, plantas, frutas (pseudônimo: Play Gui Amarelo)

    Guilherme Kneitz de Oliveira – Petrópolis/RJ (Escola Oficina Criativa)

  • 3º lugar: poema nº 11 – Árvores lindas e belas (pseudônimo: BMM)

    Bernardo Mendes Martins - Petrópolis/RJ (Escola Oficina Criativa)

Adulto

  • 1º lugar (empate): poema nº 101 – Ensaio sobre a cegueira das árvores (pseudônimo: Pedro Cedro Machado)

    Carlos Brunno Silva Barbosa – Valença/RJ

    poema nº 031 – Minha árvore (pseudônimo: Sara Kali)

    Lúcia Cardoso – Recife/PE

  • 2º lugar: poema nº 053 – Sombra (pseudônimo: Brandão de Paula)

    Rosana Silva – Cabo Frio/RJ

  • 3º lugar: poema nº 051 – Amiga (pseudônimo: Vitória)

    Jaqueline ToffaninMeese – Bragança Paulista/SP

  • Menção especial, por haver feito menção a São Pedro da Serra: poema nº 036 – Árvore (pseudônimo: Dawkins)

    Carlos Alberto dos Santos Oliveira – Rio de Janeiro/RJ


Comissão julgadora das categorias infanto-juvenis

  • Jorge Miguel Mayer nasceu no Rio de Janeiro. É professor e doutor em História na Universidade Federal Fluminense (UFF). Autor da tese de doutoramento Raízes e Crise do Mundo Caipira: o caso de Nova Friburgo (UFF-2003) e de livros e artigos sobre a história regional. Mantém uma coluna no Jornal Século XXI. Dedica-se também ao teatro, tendo escrito peças e atuado como ator. Mora em São Pedro da Serra desde 1984.

  • Maria Lua nasceu em São Fidélis/RJ, sob o signo de Peixes, em noite de Lua Cheia. Licenciada em Letras. Professora (Latim, Português, Francês, Italiano, Espanhol e respectivas literaturas). Tem cursos de psicologia, cinema, astrologia, shiatsu, árabe, alemão e inglês. Poeta, artista plástica (pintura) e astróloga. Participa de coletâneas e antologias no Brasil e na Argentina. Livro publicado: De Lua e de Estrelas… É moderadora e administradora do foro de poesias virtuais em língua espanhola Aires de Libertad. E-mail: luanetuno@yahoo.com.br

  • Marisa Calheiros Alvarenga atualmente é cantadeira do grupo Tresfolia, onde toca e canta. Aprendeu a gostar de poesia nos encontros que teve, fosse como professora, como atriz, como contadora de histórias, como diretora de teatro. Gosta muito dos rituais artísticos. “E assim vou levando a vida”, confessa.

  • Sérgio Bernardo nasceu no Rio de Janeiro, capital. Poeta e contista, começou na literatura em 1984, sendo premiado em diversos estados do Brasil, várias cidades de Portugal e também na Argentina. Participa do documentário Um bonde chamado Santa Teresa (2006) falando um poema seu sobre o conhecido bondinho desse bairro carioca. Participou, em maio de 2009, das Jornadas Pessoa-Crowley, promovidas pela Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, Portugal. Está presente em diversas antologias, no Brasil e exterior, como: Meninos (Belo Horizonte/MG, 2009), Tramas (Montevidéu, Uruguai, 2010) e Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa (Instituto Piaget de Almada, Portugal, 2010). Tem dois livros publicados: Caverna dos signos, de 2005, a convite da Secretaria de Cultura de Nova Friburgo/RJ, cidade onde vive; e Asfalto, pela editora Selo OFF Flip, lançado em agosto de 2010 em Paraty/RJ.

Comissão julgadora da categoria adulta

  • Edmar Japiassú Maia é carioca do signo de Aquário. Tem formação profissional no magistério e participa dos concursos de poesia desde a adolescência. É poeta, basicamente voltado para a poesia clássica, tendo como preferência o soneto. Trovador pertencente à União Brasileira de Trovadores (UBT), seção Rio de Janeiro, foi por cinco vezes laureado o mais premiado do Brasil, tendo ganho o troféu Lilinha Fernandes, referente a essas conquistas. Possui também premiações em Portugal, Argentina e República Dominicana. Curiosamente, em parte de sua vida foi atleta profissional, ligado ao futebol, tendo atuado no Flamengo, Campo Grande e Olaria, no Rio de Janeiro, e no Paysandu, em Belém, Pará. Participou dos Jogos Pan-Americanos de Chicago, como integrante da Seleção Brasileira de Futebol, bem como das Olimpíadas de Roma, no mesmo esporte, representando o Brasil.

  • Elizabeth Vertulli é libriana, de 21 de outubro. Diz ser uma apaixonada pela vida e a poesia, adora escrever e gosta de trabalhar com as cores, pintando óleos sobre tela. Já fez duas exposições individuais, uma no Friburgo Shopping, em Nova Friburgo/RJ, e outra em Florianópolis/SC, onde teve oportunidade de vender suas telas para a Holanda, terra de Van Gogh, o que muito a orgulha. Adora São Pedro da Serra, “este buquê que perfuma o presépio que é Nova Friburgo”, como afirma. E completa: “Fiquei feliz em poder participar como jurada deste concurso, onde a poesia faz sua morada”.

  • Heloisa Ferreira Vianna tem formação acadêmica como bibliotecária documentalista. Baiana friburguense, atua na área socioeducativa e cultural no Sesc-Nova Friburgo, nas atividades de biblioteca, leitura e literatura. Investe sua energia em ações que estimulam a reflexão, a identificação de potencialidades, envolvimento de cooperação e comunicação, criando possibilidades para que todos possam reconhecer seus espaços e formas de participação nas instâncias organizadas da sociedade. Acredita num mundo melhor onde a poesia faça parte do cotidiano do ser humano. Como boa baiana, diz: “Adoro uma moqueca e um bobó de camarão. Comer e fazer… (risos)”.

  • Margarida Ferreira da Silva, artesã de canções — de melodias e letras poéticas —, toca alguns instrumentos musicais, gosta de batuques e é cantadeira do grupo Tresfolia. Com o espírito brincante, gosta de pisar nos palcos, diversos. Neles, também experimenta a poesia falada, o texto dramatúrgico, querendo ser uma contadora de histórias. Durante um bom tempo trabalhou fazendo teatro com um grupo de meninos e meninas, e acha que, com isso, se tornou “crescida de coração”.

  • Zelma Gonçalves Mayer nasceu no Rio de Janeiro, capital. É formada em Comunicação Social, sendo jornalista profissional. Há dez anos à frente da Ecoarte — artesanatos, livros e CDs, tem realizado diversos eventos culturais. Apoiou a poeta Maria Lua e patrocinou o Concurso de Poesias Mario Quintana, celebrando o centenário do poeta, em 2006. Mora em São Pedro da Serra desde 1984.


Comentário de Edilson Leão, participante do concurso

Apesar de não ter sido classificado, encontro-me feliz, por ter participado do Concurso. Pra mim, é motivo de muita honradez e aproveito para agradecer a você e a todos os organizadores do concurso. É CLARO, QUE ESTAREI NA EXPECTATIVA PARA RECEBER MEU CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.

Espero recebê-lo com a mais brevidade possível. Será muito importante para fins de curriculo. Estarei esperando. No mais, desejar a você e toda sua família, muitas felicidades, saúde e paz.

Estaremos aqui, na pequenina URANDI-BA, ao vosso dispor.

Um abraço fraterno,

EDILSON LEÃO.


Mais de 150 poetas participam de Concurso do Espaço Cultural São Pedro da Serra

A 4ª edição do Concurso de Poesia Livre do Espaço Cultural São Pedro da Serra, cujas inscrições terminaram em 31 de julho, conta com a participação de poetas de todo o Brasil. No total foram 152 inscrições, sendo 129 na categoria adulta; 14 na categoria de 8 a 12 anos; 7 na categoria 13 a 15 anos; e 2 na categoria 16 a 18 anos. Todos os participantes receberão certificados e os vencedores serão premiados com livros.

A cerimônia de premiação está marcada para o dia 9 de outubro de 2010, sábado, às 17 horas, no Espaço Cultural São Pedro da Serra, que fica na Rua Rodrigues Alves, 237, em São Pedro da Serra, 7º distrito de Nova Friburgo/RJ, com récita de poesias aberta ao público em geral.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail concpoesia2010@ig.com.br.


Regulamento

Participação

Será aberta a todos os autores que escrevam em Língua Portuguesa, residentes no Brasil.

Inscrições

a) De 14 de fevereiro de 2010 a 31 de julho de 2010, valendo o carimbo dos Correios

b) Enviar para: Rua Helena Coutinho 60 - Braunes - Nova Friburgo / RJ — A/C de Sérgio Bernardo

Modalidade

a) Poesia de versos livres, com no máximo 40 versos

b) Não serão aceitas poesias clássicas

Categorias

a) de 8 a 12 anos
b) de 13 a 15 anos
c) de 16 a 18 anos
d) Adulta

Tema

Árvore(s)

Apresentação

a) Cada autor só poderá participar com 1 (um) trabalho inédito, sob pseudônimo

b) O trabalho será datilgrafado ou digitado em folha branca A4, não sendo aceitos trabalhos manuscritos

c) Serão enviadas 6 (seis) cópias e nelas deverão constar o título do trabalho, o pseudônimo do autor e categoria (de 8 a 12 anos; de 13 a 15 anos; de 16 a 18 anos; e adulta)

d) As cópias devem ser colocadas num envelope grande, que deverá ser enviado única e exclusivamente para o endereço acima, sob pena de desclassificação

e) Junto, o autor colocará um envelope menor, lacrado, contendo na parte externa o título do trabalho, o pseudônimo usado, o nome do autor, a categoria, o endereço completo, telefone, e-mail (caso tenha) e assinatura do autor (obrigatória)

f) A quebra do anonimato desclassificará o autor

g) Qualquer sinal de plágio desclassificará o participante

Julgamento

As comissões julgadoras serão compostas, cada uma, por 5 (cinco) elementos ligados à poesia e/ou à arte, de uma forma geral

Resultados

Serão divulgados a partir do dia 1º de setembro de 2010, por correio ou internet

Premiação

a) Os vencedores receberão diplomas e livros de poesia

b) A premiação será realizada no dia 9 de outubro de 2010, sábado, às 17 horas, no Espaço Cultural São Pedro da Serra, em São Pedro da Serra, Nova Friburgo/RJ

Casos omissos

Serão decididos de comum acordo entre as comissões organizadora e julgadora

Coordenação geral

Sérgio Bernardo - e-mail: concpoesia2010@ig.com.br

Copyrightpagina |