Skip to Content

Outro

4º Festival da Primavera de São Pedro da Serra

Data: 
Sex, 02/10/2015 (Dia todo) - Dom, 04/10/2015 (Dia todo)

A primavera está chegando e, com ela, a quarta edição do Festival da Primavera de São Pedro da Serra, que em 2015 acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de Outubro, de sexta a domingo. Como nos anos anteriores, o evento pretende incluir toda a vila sede do 7º distrito de Nova Friburgo, da Praça do Coreto ao Largo do Estrela, reunindo atrações musicais, artísticas e gastronômicas. Todas elas sob o mesmo slogan, que já virou marca registrada do Festival: “Um quilômetro de sons, cores e sabores”.

São Pedro da Serra é uma vila rural, a 40km do centro de Nova Friburgo. Localizada a 850 metros acima do nível do mar, em plena Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, a localidade foi colonizada por famílias suíças e alemãs, na primeira metade do século XIX. Hoje, tem sua economia dividida entre a atividade agrícola - flores, raízes, frutas e hortaliças estão entre seus principais produtos - e o turismo.

Os Shows são itinerantes. Os músicos percorrem a vila em palco montado sobre um caminhão, o que oferece música de qualidade em horários que não conflitam com a programação normal dos restaurantes e bares e contam com nomes que já figuram no cenário musical carioca, como Julia Vargas.

Além dos shows haverá festival gastronômico, com pratos que homenageiam a estação, nos principais restaurantes da Vila, que estará enfeitada pelos moradores e comerciantes para receber os turistas.

Além dos patrocinadores, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, através de sua Secretaria Municipal de Turismo, e da subprefeitura de São Pedro da Serra e Lumiar, bem como da AMASPS (Associação de Moradores e Amigos de São Pedro da Serra), ONG Educari, comerciantes e artesãos locais.

A programação completa e novidades sobre o festival podem ser conferidas no blog: http://www.festivaldaprimaveradesaopedrodaserra.blogspot.com.br/

Nosso Baile com Sanfoneiros da Serra da Euterpe Lumiarense

Data: 
Sáb, 29/03/2014 - 19:00

O grupo Sanfoneiros da Serra, organizado a partir de 2007, traz uma tradição musical da região de Lumiar e São Pedro da Serra.

Venha dançar e se divertir no Nosso Baile!

Entrada franca. Classificação etária livre.

O show será realizado no sábado, dia 29 de março, a partir das 19h, em frente à Casa São Pedro. O telefone para contato é (022) 2542-3365.

Palestra: "Penso, Logo Estresso", com o Dr. Antonio Luis Meireles Bezerra

Data: 
Sáb, 22/06/2013 - 19:30

Antonio Luis Meireles Bezerra é médico psiquiatra e há mais de vinte e cinco anos atende na Clínica Santa Lúcia em Mury, Nova Friburgo, cidade onde mora e tem seu consultório.

Profundo conhecedor e pesquisador do estresse, a sua proposta com essa palestra é alertar sobre o domínio que exerce o pensamento sobre nossas vidas e de que forma podemos usá-lo a nosso favor.

Entrada franca. Contribuição: 1kg de alimento não perecível, que será revertido à instituição de amparo ao idoso “Lar Amor a Jesus”, no Vale dos Pinheiros (NF).

A palestra será realizada no dia 22 de junho, sábado, às 19 horas, no Espaço Cultural São Pedro da Serra, que fica na Rua Rodrigues Alves, 237 – São Pedro da Serra, Nova Friburgo. O telefone para contato é (022) 2542-3365.

Nosso Baile com Sanfoneiros da Serra da Euterpe Lumiarense

Data: 
Sáb, 25/05/2013 - 19:45

O grupo Sanfoneiros da Serra, organizado a partir de 2007, traz uma tradição musical da região de Lumiar e São Pedro da Serra.

Venha dançar e se divertir no Nosso Baile!

Entrada franca. Classificação etária livre.

O show será realizado no sábado, dia 25 de maio, a partir das 19h, no Espaço Cultural São Pedro da Serra, que fica na Rua Rodrigues Alves, 237 – São Pedro da Serra, Nova Friburgo. O telefone para contato é (022) 2542-3365.

Oficinas de Recreação e Contação de Histórias para Crianças

Data: 
Sáb, 09/02/2013 (Dia todo) - Ter, 12/02/2013 (Dia todo)

A proposta essencial da Catavento é estimular o resgate da Cultura da Infância através de elementos lúdicos como: Contação de história, cantigas, danças, brincadeiras, jogos cooperativos e experimentações artísticas variadas, despertando a sensibilidade dos pequenos e disseminando valores universais entre eles.

Programação para a turma de 6 a 10 anos

  • Sábado 09/02 e segunda 11/02 - das 17h às 19h
  • Duas horas de recreação e contação de histórias
  • Ingresso por dia: R$ 10,00

Programação para a turma de 3 a 5 anos

  • Domingo 10/02 e terça 12/02 - das 17h às 18h30
  • Uma hora e meia de recreação e contação de histórias
  • Ingresso por dia: R$ 8,00

As vagas são limitadas, garanta já o seu ingresso!

Traga seu filho!

O Espaço Cultural São Pedro da Serra fica na Rua Rodrigues Alves, 237 – São Pedro da Serra, Nova Friburgo. O telefone para contato é (022) 2542-3365.

Nosso Baile com Grupo de Sanfoneiros

Data: 
Sáb, 26/01/2013 - 19:00

O grupo Sanfoneiros da Serra, organizado a partir de 2007, traz uma tradição musical da região de Lumiar e São Pedro da Serra.

Venha dançar e se divertir no Nosso Baile!

Entrada franca. Classificação etária livre.

O show será realizado no sábado, dia 26 de janeiro, a partir das 19h, no Espaço Cultural São Pedro da Serra, que fica na Rua Rodrigues Alves, 237 – São Pedro da Serra, Nova Friburgo. O telefone para contato é (022) 2542-3365.

Fábrica de cores vai enfeitar São Pedro da Serra em dezembro

Data: 
Sáb, 01/12/2012 (Dia todo) - Ter, 01/01/2013 (Dia todo)

Há uma fábrica de sonhos e cores funcionando a todo vapor em São Pedro da Serra. Movida por um grupo de artesãs e artistas plásticas que se reúne há algumas semanas elas correm contra o tempo. E não é à toa. Elas têm até o próximo sábado, dia 1º de dezembro, para decorar mais de 50 lojas, casas e pousadas da vila com uma variada série de coloridos ornamentos em tecido e tapeçaria. Será o sinal de largada para o “Dezembro de Cor e Luz”, o mais novo evento da vila rural que mais produz modismos na Região Serrana.

Talentosas e criativas, as artesãs da Associação Teias da Serra, não estão nem um pouco preocupadas com o prazo apertado. Na ponta dos dedos dessas mulheres, sobra magia mais que suficiente para atingir a meta: produzir mais de cem suzanis para enfeitar janelas, portas e portais ao longo de um quilômetro, desde a Praça, na entrada de São Pedro da Serra, até o Largo do Estrela.

A ideia de dar à vila uma marca própria e fugir dos tradicionais enfeites natalinos “made em China” foi da presidente do grupo, a artista plástica Cecília de Castro Pinto. E é ela quem explica o que afinal são os suzanis:

“Os suzanis são ornamentos, em pano ou tapeçaria, repletos de desenhos e formas coloridas, usados para enfeitar portas e janelas em alguns países do Oriente e que, aqui em São Pedro da Serra, vamos usar para dar um toque especial ao nosso fim de ano”, conta Cecília.

A proposta, assumida pela Associação do Comércio e da Indústria de São Pedro da Serra (Acisps) é dar uma guinada no rumo que as festas de fim de ano vêm tomando e temperar o mês de dezembro, em São Pedro da Serra, com o que de melhor os talentos locais podem oferecer.

“Queremos fugir dessa corrida em que as cidades por todo o mundo entraram que só faz consumir energia e produzir lixo com quilômetros e mais quilômetros de mangueiras de luzes, a maior parte vinda da China, que não tem Natal e não comemora o Ano Novo nem na mesma data que nós. O nosso Fim de Ano mostrará a cor e o talento de nossos artistas e artesãs”, explica o presidente da Acisps, Carlos Pinho.

As casas, lojas e pousadas participantes do projeto– que já são mais de 50 – não vão pagar nada por isso. As peças, produzidas por diferentes artistas, ficarão expostas em consignação. Quem visitar a vila, gostar de alguma e quiser levar, poderá comprar e levar na hora. O dinheiro apurado será integralmente repassado à fábrica de sonhos da Associação Teias da Serra. Para saber mais sobre os suzanis que estão sendo produzidos e as outras novidades de dezembro em São Pedro da Serra basta acessar o blog http://www.dezembrodecoreluz.blospot.com/.

Programação de Dezembro em São Pedro da Serra (por fim de semana)

  • 1º de dezembro às 20h : Abertura com a iluminação de rua e os Suzanis.
  • 29 de dezembro: Baile do Menino Deus – local e hora a confirmar
  • 29 de dezembro: Um quilômetro de Música (conferir locais, artistas e horários no blog)
  • 30 de dezembro: Um quilômetro de Música (conferir locais, artistas e horários no blog)
  • 1º de dezembro: Show de abertura (21h) e Show da Virada (23h, com intervalo para a queima de fogos)
  • 1º de janeiro: Almoço Comunitário (a partir das 12h)

Nosso Baile com Sanfoneiros da Serra da Euterpe Lumiarense

Data: 
Sáb, 24/11/2012 - 19:00

O grupo Sanfoneiros da Serra, organizado a partir de 2007, traz uma tradição musical da região de Lumiar e São Pedro da Serra.

Venha dançar e se divertir no Nosso Baile!

Entrada franca. Classificação etária livre.

O show será realizado no sábado, dia 24 de novembro, a partir das 19h, no Espaço Cultural São Pedro da Serra, que fica na Rua Rodrigues Alves, 237 – São Pedro da Serra, Nova Friburgo. O telefone para contato é (022) 2542-3365.

Martelada Jam Session 15

Data: 
Sáb, 18/08/2012 - 19:00

A Martelada Jam Session contou em suas quinze edições com músicos de altíssimo nível ao longo do ano inteiro, sempre ao terceiro sábado de cada mês. Músicos que vieram a Nova Friburgo mostrar seu trabalho e fazer som com a rapaziada local. Trocar experiências. A proposta do evento foi, justamente, possibilitar esse intercâmbio entre os músicos de diversos lugares, dando ao público sempre uma atração inédita: os improvisos. Essa forma espontânea de criar música é exatamente o que nós chamamos de composição em tempo real.

Bandas do país inteiro se interessaram - e cada vez mais - por nossa humilde sessão de improvisos e são sempre muito bem vindas, consolidando o evento como a principal atração cultural periódica de São Pedro da Serra. O público aumentou a cada mês e cada vez mais músicos apareceram por aqui para tocar juntos e trocar experiências. Um verdadeiro laboratório de música espontânea.

O evento englobou várias formas de expressão artística e intervenções integradas, bidimensionais, tridimensionais, estáticas ou em movimento, em tempo e atemporalmente: A Jam Visual, o que fez com que o público estivesse sempre envolvido numa atmosfera onde tudo é estetizado e interativo.

Assim, fazemos o convite a todos os músicos: venham fazer um som com a gente! A Martelada será no dia 18 de agosto e vamos ter como convidado o conjunto Facção Caipira, de Niterói - RJ, com o seu country rock de letras muito bem humoradas.

Isso, além da exposição interativa Insaciáveis - Volume 8, que permeia cada segundo e cada canto do evento, trazendo mensalmente uma nova coletânea de artistas que dialogam, fazendo o que chamamos Jam Visual. Não dá pra perder.

A Martelada Jam Session começa às 19:00h e a entrada custa R$ 00,00. Isso mesmo. É de graça. Quem der mole, vai ficar chupando dedo. Os ingressos são gratuitos, mas os lugares são limitados. Vai ficar aí de bobeira? Traga seu instrumento!!

O ECSPS fica na Rua Rodrigues Alves, 237, São Pedro da Serra, Nova Friburgo – RJ. Informações pelo telefone (22) 2542 3365 ou no site http://educari-ong.org/

Nosso Baile com Sanfoneiros da Serra da Euterpe Lumiarense

Data: 
Sáb, 25/08/2012 - 19:00

O grupo Sanfoneiros da Serra, organizado a partir de 2007, traz uma tradição musical da região de Lumiar e São Pedro da Serra.

Venha dançar e se divertir no Nosso Baile!

Entrada franca. Classificação etária livre.

O show será realizado no sábado, dia 25 de agosto, a partir das 19h, no Espaço Cultural São Pedro da Serra, que fica na Rua Rodrigues Alves, 237 – São Pedro da Serra, Nova Friburgo. O telefone para contato é (022) 2542-3365.

Divulgar conteúdo
Copyright